Como elaborar uma tese na redação de vestibular/ENEM

Nos demais posts sobre escrita (redação, artigo de opinião), falei brevemente sobre a tese, que é de extrema importância na construção de uma redação de vestibular, que, como já disse, segue os moldes do artigo de opinião (mais abordado hoje nas escolas públicas).

Na redação de vestibular ou do ENEM (ambos textos dissertativo-argumentativos) nem sempre os temas são óbvios e fáceis de serem abordados. Nem sempre surgem temas em que se terá que ser a favor ou contra a alguma questão. Lembro que no meu ano de vestibulanda, caiu um tema bem reflexivo e pouco provável, o ciúmes.

Geralmente, os vestibulares ou trazem temas sociais ou temas filosóficos, quer dizer, uns sobre questões mais concretas e outros sobre questões mais abstratas.

Independente do tema, em todo texto dissertativo-argumentativo, da redação de vestibular à tese de doutorado, deve-se construir o texto em cima de uma tese, que é a ideia central do autor. Esta deve estar explícita nos primeiros parágrafos do texto e, na sequência, o autor argumentará em cima dessa sua tese.

Uma dica para elaborar a tese é refletir, depois de ler toda a coletânea de textos, sobre a frase-tema (o tema dos vestibulares é apresentado em uma frase, geralmente em negrito). Tomemos como exemplo o de 2006 da redação do ENEM, O poder de transformaçao da leitura. Não se tratava de se colocar a favor ou contra a leitura e sim de dissertar-argumentar sobre o assunto.

Depois de ler toda a coletânea, cuja função é oferecer aos candidatos uma delimitação do tema (os pontos possíveis a serem abordados), para elaborar a sua tese, o vestibulando pode fazer uma pergunta sobre a frase-tema:

Frase-tema: O PODER DE TRANSFORMAÇÃO DA LEITURA (ENEM 2006)

Pergunta: POR QUE A LEITURA PODE TRANSFORMAR AS PESSOAS?

A partir dessa questão, o candidato pode fazer uma nova frase, respondendo a essa pergunta e, assim, terá elaborado a sua tese, que nada mais é do que a ideia central que ele faz da questão.

Pergunta: POR QUE A LEITURA PODE TRANSFORMAR AS PESSOAS?

Resposta (tese): A leitura pode transformar as pessoas, porque lhes permite exercer a sua cidadania, ao participar das diversas atividades sociais/culturais e ter a oportunidade de expor a sua opinião.

Com a tese pronta, o candidato encaminhará todo o seu texto em função de defender, usando argumentos, essa sua ideia central.

É claro que a elaboração da tese por ser feita de várias maneiras, esta é só uma dica que ajuda, principalmente quando o tema é de pouco conhecimento do candidato, o que não é pouco provável que aconteça.

Estudem muito para a redação, no ENEM, por exemplo, pode levá-lo a ganhar muitos pontos na nota final.

Beijos,

Professora Karina.

About these ads

12 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Katia
    ago 06, 2012 @ 00:04:10

    Ajudou bastante (:

    Resposta

  2. Mauricio Azevedo dos Santos
    ago 18, 2012 @ 22:51:01

    Minha Nossa Fessorinha!!!!!! Estou estudando desde fev/12 para tentar a aprovação do ENEM e tinha uma dificuldade incrível de criar “essa tal de tese” e a Senhora em uma página me ensinou facim facim…rs…
    Detalhe: já possuo formação técnica e exerço a profissão mas estou sentindo necessidade de voltar a estudar nos meus plenos 44…

    Muito obrigado.

    Resposta

  3. Mauricio Azevedo dos Santos
    ago 19, 2012 @ 21:46:21

    Pôxa!, fico muito agradecido… No momento estou redigindo (tentando rs.) uma redação pedida pela professora do curso… Mas a tese… Essa nasceu….
    Saúde e sorte!.

    Resposta

  4. Paloma
    out 18, 2012 @ 23:17:26

    Muito boa essa página, eu estou fazendo só uma revisão pro Enem, mas ainda não tinha entendido sobre a tese! Está tudo mais claro agora!! Muito obrigada!!!

    Resposta

  5. Eryka
    mai 03, 2013 @ 18:14:38

    Ótima ajuda! Tenho muita dificuldade em redigir redações, principalmente a estrutura inicial

    Resposta

  6. joao abreu
    out 17, 2013 @ 09:33:19

    ILMO professora
    meu nome e joao abreu e tenho 50 anos no momento com a vida estabilizada voltei ao meu ideal que sempre foi a medicina ano pasado ja havia tentado e cheguei perto e estou cursando o 2 periodo de enfermagem aqui na UNIRIO
    esse site e uma proposta de intervençao social linguagem clara objetiva e executavel
    valeu mesmo

    Resposta

  7. jaminha moreira
    nov 02, 2013 @ 14:12:13

    este site tem as msm coisa que estou estudando sobre a tese melhor dissertação argumentativo.ñ ajudou muito ñ.parabens pelo site.queeria outra coisa

    Resposta

  8. lucas torcatti
    nov 24, 2013 @ 18:09:30

    valeu professora ajudou um pouco.

    Resposta

  9. Marcelo
    nov 29, 2013 @ 10:52:05

    Ajudou muito! Obrigado!

    Resposta

  10. geysla
    fev 01, 2014 @ 19:36:09

    nossa, excelente !

    Resposta

  11. jorge do carmo silva da luz
    mai 08, 2014 @ 09:16:41

    gostei muito dessa maneira simples de criar tese. obrigado pelas dicas

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: